Saneamento
Universalizar o saneamento para garantir saúde, dignidade e crescimento
Investir na expansão do acesso à água e à rede de esgoto impacta diretamente a qualidade de vida, o meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico.
Saneamento básico é vetor de desenvolvimento social e econômico
A atração de investimentos privados é fundamental para ampliar a cobertura e melhorar a qualidade do saneamento básico, avanços que, por sua vez, impulsionam a geração de empregos e o fortalecimento das cadeias produtivas. Além de aquecer a economia local, o saneamento é uma política essencial de saúde pública: o acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário reduz doenças, alivia o sistema de saúde e melhora o bem-estar da população.
Esses avanços têm impacto direto no desempenho escolar e na produtividade dos trabalhadores. As obras e serviços de saneamento também mobilizam setores como construção, engenharia, equipamentos, química e serviços técnicos. Investir em saneamento significa melhorar a qualidade de vida, ampliar oportunidades econômicas e fortalecer a competitividade do país de forma sustentável.

PAINEL DE INFRAESTRUTURA
Navegue pelos dados de saneamento por estado
Fragmentação regulatória e pouca coordenação reduzem eficiência e atrasam a universalização
O saneamento básico ainda convive com desafios históricos, como regulação complexa e governança fragmentada.Caminhos para o Brasil
O marco legal do saneamento representa um caminho rumo à universalização dos serviços
Desde a aprovação do Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020), o Brasil dá passos concretos rumo à universalização ao introduzir instrumentos importantes para a modernização e a maior eficiência institucional do setor.
A nova legislação foi estruturada em três pilares centrais: o estímulo à concorrência, a promoção da harmonização regulatória e a regionalização dos serviços. Esses componentes estabelecem as bases para ampliar investimentos e melhorar a qualidade da prestação dos serviços, com impacto real na vida dos brasileiros.
R$ 593,3 bilhões
PRIORIDADES DA INDÚSTRIA
Garantir a aplicação do marco legal é essencial para ampliar o acesso à água e ao esgoto
A atração de investimentos privados, o uso eficiente de recursos públicos, a efetiva implementação da regionalização e o fortalecimento da regulação são fatores cruciais para garantir a universalização do saneamento. Ampliar o acesso a água e esgoto é fundamental para proteger a saúde pública, promover o desenvolvimento econômico e social e aumentar a competitividade.
SAIBA MAIS
Conheça as nossas principais frentes de trabalho em infraestrutura
Fique por dentro
Informações essenciais sobre infraestrutura direto no seu e-mail
Receba mensalmente análises atualizadas dos principais setores da infraestrutura nacional, como energia elétrica, petróleo, biocombustíveis, gás natural, telecomunicações e transportes.
O Relatório de Infraestrutura reúne dados, tendências e indicadores relevantes para quem acompanha de perto os temas que movimentam a economia e impactam a competitividade do país.

Publicações
Estudos, dados e informações para entender a infraestrutura brasileira
Relatórios de Infraestrutura
Publicações
Acontece na indústria