Vista aérea de estação de tratamento de água e esgoto com tanques circulares e estruturas de filtragem, 
        representando a infraestrutura de saneamento básico.

Saneamento

Universalizar o saneamento para garantir saúde, dignidade e crescimento

Investir na expansão do acesso à água e à rede de esgoto impacta diretamente a qualidade de vida, o meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico.

ENTENDA O TEMA

Saneamento básico é vetor de desenvolvimento social e econômico

A atração de investimentos privados é fundamental para ampliar a cobertura e melhorar a qualidade do saneamento básico, avanços que, por sua vez, impulsionam a geração de empregos e o fortalecimento das cadeias produtivas. Além de aquecer a economia local, o saneamento é uma política essencial de saúde pública: o acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário reduz doenças, alivia o sistema de saúde e melhora o bem-estar da população.

 

Esses avanços têm impacto direto no desempenho escolar e na produtividade dos trabalhadores. As obras e serviços de saneamento também mobilizam setores como construção, engenharia, equipamentos, química e serviços técnicos. Investir em saneamento significa melhorar a qualidade de vida, ampliar oportunidades econômicas e fortalecer a competitividade do país de forma sustentável.

PAINEL DE INFRAESTRUTURA

Navegue pelos dados de saneamento por estado

SINAL DE ALERTA

Fragmentação regulatória e pouca coordenação reduzem eficiência e atrasam a universalização

O saneamento básico ainda convive com desafios históricos, como regulação complexa e governança fragmentada.
Investimentos O setor tem ampliado recursos, mas ainda há espaço para aumentar a eficiência e atrair novos investimentos capazes de modernizar serviços, ampliar o atendimento e levar mais qualidade de vida à população.
Regionalização Agrupar municípios em estruturas regionais ajuda a ganhar escala, reduzir custos e viabilizar obras também nas cidades menos rentáveis. Para funcionar, porém, é essencial que os municípios realmente participem e sigam metas comuns de universalização e qualidade.
Regulação Hoje, o país tem mais de uma centena de agências reguladoras com capacidades muito diferentes. É preciso harmonizar procedimentos, fortalecer equipes técnicas para que tenhamos uma regulação técnica independente e com regras claras.

Caminhos para o Brasil

O marco legal do saneamento representa um caminho rumo à universalização dos serviços

Desde a aprovação do Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020), o Brasil dá passos concretos rumo à universalização ao introduzir instrumentos importantes para a modernização e a maior eficiência institucional do setor.
 

A nova legislação foi estruturada em três pilares centrais: o estímulo à concorrência, a promoção da harmonização regulatória e a regionalização dos serviços. Esses componentes estabelecem as bases para ampliar investimentos e melhorar a qualidade da prestação dos serviços, com impacto real na vida dos brasileiros.
 

R$ 593,3 bilhões

serão necessários para a aplicação do Novo Marco ao longo de 12 anos, o equivalente a 0,62% do PIB. Nas últimas duas décadas, foram investidos apenas 0,2% do PIB ao ano no setor.

PRIORIDADES DA INDÚSTRIA

Garantir a aplicação do marco legal é essencial para ampliar o acesso à água e ao esgoto

A atração de investimentos privados, o uso eficiente de recursos públicos, a efetiva implementação da regionalização e o fortalecimento da regulação são fatores cruciais para garantir a universalização do saneamento. Ampliar o acesso a água e esgoto é fundamental para proteger a saúde pública, promover o desenvolvimento econômico e social e aumentar a competitividade.

Ações prioritárias da CNI para 2026

SAIBA MAIS

Conheça as nossas principais frentes de trabalho em infraestrutura

Transporte
Gás Natural
Telecom
Mobilidade
Petróleo
Energia

Fique por dentro

Informações essenciais sobre infraestrutura direto no seu e-mail

Receba mensalmente análises atualizadas dos principais setores da infraestrutura nacional, como energia elétrica, petróleo, biocombustíveis, gás natural, telecomunicações e transportes.

 

O Relatório de Infraestrutura reúne dados, tendências e indicadores relevantes para quem acompanha de perto os temas que movimentam a economia e impactam a competitividade do país.

Publicações

Estudos, dados e informações para entender a infraestrutura brasileira

Relatórios de Infraestrutura

Publicado mensalmente, o Relatório de Infraestrutura reúne dados, tendências e indicadores relevantes para quem acompanha de perto os temas que movimentam a economia e impactam a competitividade do país.
Helper text
SUPERIOR
INFERIOR
Estado Vazio
Não foi possível localizar o que você procura Por favor, verifique os filtros ou tente novamente

Publicações

Desenvolvemos estudos e pesquisas sobre o setor, com indicadores e informações que dão suporte a lideranças empresariais e governamentais na tomada de decisões e criação de políticas públicas.
Helper text
SUPERIOR
INFERIOR
Estado Vazio
Não foi possível localizar o que você procura Por favor, verifique os filtros ou tente novamente

Acontece na indústria

Acompanhe as últimas notícias de infraestrutura

Todo o conteúdo e os produtos disponibilizados nesta página são de responsabilidade da Diretoria de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Para mais informações, entre em contato por meio dos nossos canais de atendimento.
©Todos os direitos reservados
Nós utilizamos cookies e outras tecnologias necessárias para preservação do site, isso nos ajuda a melhorar sua experiência, personalizar nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Se você concorda com a utilização de cookies, clique em "Estou ciente".