Complexo de energia renovável com placas solares e turbinas eólicas instaladas em área rural, simbolizando a transição energética sustentável.

Meio Ambiente e sustentabilidade

Sustentabilidade para uma indústria mais competitiva

Transformar os desafios da agenda ambiental em oportunidades de negócios reduz riscos e custos, gera ganhos econômicos e sociais e leva a uma economia verde.

Entenda o tema

Uma agenda ampla para transformar desafios em oportunidades

A redução da disponibilidade de recursos naturais, as exigências de mercados internacionais e as transformações no comportamento dos consumidores impõem um novo padrão para o setor produtivo.

 

Essa transformação passa por diversas frentes estratégicas — da bioeconomia ao uso eficiente da água, da economia circular à gestão de resíduos sólidos, da integração de critérios ESG à segurança jurídica no licenciamento ambiental.

 

Com políticas públicas bem estruturadas, marcos regulatórios claros e financiamento adequado, a indústria brasileira tem potencial para liderar a transição para uma economia de baixo carbono, aproveitando sua matriz energética limpa, sua biodiversidade e sua capacidade de inovar em soluções sustentáveis.

Prioridade para a indústria

A sustentabilidade é cada vez mais parte da estrutura organizacional da indústria. Segundo pesquisa da CNI de 2022:

60%

das empresas têm área dedicada a meio ambiente e sustentabilidade

70%

vão ampliar investimentos em sustentabilidade até 2024

91%

adotam ações para reduzir geração de resíduos sólidos

80%

tomam medidas para melhorar processos e otimizar o consumo de energia e de água

COMO A CNI ATUA

A indústria deseja, cada vez mais, ser parte da solução para o desenvolvimento sustentável do país

Trabalhamos na mobilização do setor industrial e na articulação com o governo federal e demais partes interessadas

O avanço da sustentabilidade exige uma atuação coordenada entre setor público e setor produtivo. Políticas ambientais mais alinhadas a outras áreas de governo, aliadas a normas claras e estáveis, são essenciais para criar um ambiente que estimule tanto a inovação quanto o desenvolvimento econômico responsável.

Temas PRIORITÁRIOS

Conheça as nossas principais frentes de trabalho em meio ambiente e sustentabilidade

Bioeconomia

A indústria pode ser protagonista no aproveitamento da biodiversidade brasileira, que representa grandes oportunidades de negócio, a partir de investimentos e políticas públicas eficazes.

Economia Circular

Soluções que reduzem o uso de matérias-primas, aumentam a eficiência dos processos e prolongam a vida útil dos produtos são estratégicas para aumentar a competitividade e a sustentabilidade.

ESG

Integrar critérios ambientais, sociais e de governança à estratégia empresarial é essencial para ampliar o acesso a mercados, atrair investimentos e impulsionar a produtividade de forma sustentável.

Florestas

A indústria florestal é parte da solução para o uso sustentável de recursos naturais, mas é preciso fortalecer o manejo susteántvel, o combate à ilegalidade e a diminuição da burocracia.

Licenciamento Ambiental

Um licenciamento ambiental mais ágil e seguro é essencial para destravar investimentos, reduzir incertezas e permitir que projetos sustentáveis avancem com responsabilidade e previsibilidade.

Mudança de clima

Com inovação e políticas públicas, a indústria pode ser parte da estratégia brasileira para descarbonização, transição energética e para o cumprimento das metas do Acordo de Paris.

Segurança hídrica

A indústria contribui de forma decisiva para a segurança hídrica ao adotar processos mais eficientes e tecnologias de reúso, mas é necessário enfrentar o desequilíbrio de acesso à água no Brasil.

Resíduos sólidos

Com políticas públicas bem estruturadas, a gestão de resíduos sólidos pode transformar cenários de escassez de recursos naturais em desenvolvimento sustentável para o país.

Transição energética

O Brasil se destaca pelo uso de fontes renováveis e avança nas metas estabelecidas pelo Acordo de Paris, com destaque para adoção de fontes renováveis em 65% do uso de energia na indústria.
Destaques

COP

A Conferência das Partes (COP) é o encontro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), principal órgão da ONU para as mudanças climáticas. Desde a COP26, na Suíça, a CNI tem atuado diretamente com divulgação de documentos técnicos, organização da delegação brasileira e realização de eventos.
Monitor DA INDÚSTRIA

Acompanhe pautas de meio ambiente e sustentabilidade no Congresso e no STF

Monitoramos o debate de pautas de alto impacto para o ambiente empresarial, o desenvolvimento sustentável e a construção de uma sociedade justa, moderna e dinâmica.

Monitor Legislativo

Conheça as proposições em pauta no Congresso Nacional que impactam temas de meio ambiente e sustentabilidade e o nosso posicionamento.
Oferecido por Agenda Legislativa da Indústria

Monitor jurídico

Conheça as ações em julgamento no STF que impactam temas de meio ambiente e sustentabilidade e o nosso posicionamento.
Oferecido por Agenda Jurídica da Indústria

PARA SUA EMPRESA

Soluções para aumentar a competitividade das indústrias

publicações

Estudos, dados e informações para entender mais o meio ambiente e a sustentabilidade

Helper text
SUPERIOR
INFERIOR
Estado Vazio
Não foi possível localizar o que você procura Por favor, verifique os filtros ou tente novamente

Acontece na indústria

Acompanhe as últimas novidades sobre meio ambiente e sustentabilidade

Todo o conteúdo e os produtos disponibilizados nesta página são de responsabilidade da Diretoria de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Para mais informações, entre em contato por meio dos nossos canais de atendimento.
©Todos os direitos reservados
Nós utilizamos cookies e outras tecnologias necessárias para preservação do site, isso nos ajuda a melhorar sua experiência, personalizar nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Se você concorda com a utilização de cookies, clique em "Estou ciente".