COMÉRCIO EXTERIOR
Por uma indústria competitiva e com maior presença no mercado global
Comércio exterior eficiente impulsiona o desenvolvimento, atrai investimentos e abre novas oportunidades para empresas de todos os portes.
Entenda o tema
Fortalecer o comércio exterior é acelerar o desenvolvimento
Ampliar a inserção do Brasil no mercado internacional é uma das chaves para o crescimento sustentável da indústria. No entanto, o país ainda participa pouco das cadeias globais de valor e enfrenta desafios como burocracia, infraestrutura deficiente, alta carga tributária e poucos acordos comerciais.
Para mudar esse cenário, é essencial adotar uma agenda que combine ações para facilitar o comércio exterior, como a modernização de processos aduaneiros e o uso de ferramentas digitais, com medidas estruturantes, com destaque para a redução do Custo Brasil e o fortalecimento da base produtiva.
A atuação conjunta entre setor público e privado também é decisiva para superar barreiras e abrir caminho para um ambiente mais competitivo e integrado ao resto do mundo.

COMO A CNI ATUA
Defendemos um ambiente de negócios que impulsione a indústria nacional
Nós, da CNI, trabalhamos para remover barreiras que limitam a inserção internacional da indústria brasileira e para construir um ambiente de negócios mais eficiente, previsível e competitivo.
Atuamos junto ao governo na formulação de políticas públicas que reduzam o Custo Brasil, simplifiquem normas, modernizem os processos aduaneiros e fortaleçam os acordos comerciais e de investimento.

Governança do comércio exterior
Aprimorar a governança é essencial para destravar o comércio exterior, dar previsibilidade às empresas e ampliar a presença do Brasil no mercado global.

Logística e infraestrutura
Reduzir custos logísticos e tornar o transporte internacional mais eficiente é essencial para destravar exportações e aumentar a competitividade da indústria brasileira.

Acordos comerciais
Acordos comerciais ampliam mercados, trazem segurança jurídica e são estratégicos para tornar a indústria brasileira mais competitiva no cenário global.

Tributação no comércio exterior
Reformar a tributação é essencial para eliminar custos ocultos nas exportações, aumentar o valor agregado dos produtos e fortalecer a presença do Brasil no exterior.

Barreiras em terceiros mercados
Enfrentar barreiras comerciais exige ação coordenada para garantir acesso a mercados e proteger a competitividade dos bens, serviços e investimentos brasileiros.

Financiamento e garantias às exportações
Ampliar o financiamento às exportações é estratégico para gerar empregos, abrir mercados e fortalecer a presença do Brasil no comércio global.

Investimentos
Apoiar investimentos no exterior e atrair capital estrangeiro são estratégias decisivas para integrar o Brasil aos mercados globais e impulsionar inovação e crescimento.

Comércio justo
Garantir regras de comércio justas é essencial para proteger a indústria brasileira de práticas desleais e assegurar igualdade de condições no mercado global.
Facilitação e desburocratização do comércio exterior
Simplificar regras e modernizar processos é essencial para reduzir custos e acelerar as exportações brasileiras.

Mecanismos de atuação internacional
Contato direto com o setor produtivo para potencializar a internacionalização
Mecanismos de atuação internacional
PARA SUA EMPRESA
Soluções para aumentar a competitividade das indústrias
Exemplo de titulo
Exemplo de descrição
Exemplo de titulo
Exemplo de descrição
Exemplo de titulo
Exemplo de descrição
Exemplo de titulo
Exemplo de descrição
Eventos
Fique por dentro de debates, rodadas de negócios e missões empresariais
Acompanhe as pautas de comércio exterior no Congresso e no STF
Monitoramos o debate de pautas de alto impacto para o ambiente empresarial, o desenvolvimento sustentável e a construção de uma sociedade justa, moderna e dinâmica.Monitor Jurídico
Conheça as ações em julgamento no STF que impactam o comércio exterior brasileiro e o nosso posicionamento.publicações
Estudos, dados e informações para entender o comércio exterior
Acontece na indústria