Vista aérea de rio sinuoso cortando floresta densa com neblina ao fundo, representando a riqueza natural 
        do Brasil e seu protagonismo nas negociações climáticas da COP30.

A CNI NA COP

Soluções reais para uma indústria de baixo carbono

Setor produtivo brasileiro se mobiliza para ampliar sua participação nas decisões climáticas globais e contribuir com propostas concretas na COP30, em Belém (PA).

COP30 no Brasil

Indústria brasileira tem oportunidade de assumir a liderança na agenda ambiental global

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que realizada em novembro de 2025 em Belém (PA), representa uma oportunidade histórica para o Brasil assumir papel de liderança na agenda ambiental global.

Protagonista na oferta de soluções para a transição energética, a descarbonização e o desenvolvimento sustentável, o setor produtivo tem incorporado a sustentabilidade como valor estratégico e como elemento central da competitividade industrial.
Saiba como a indústria participa da COP

A Blue Zone da COP é a área oficial onde ocorrem as negociações climáticas entre os países membros da UNFCCC e entidades credenciadas como observadoras. É um espaço estratégico e restrito, administrado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), onde as decisões e acordos sobre as mudanças climáticas são discutidos e negociados.

 

A CNI acompanha as negociações desde 2009, mas foi a partir de 2021 que se tornou um membro-observador, aproveitando o acesso ao espaço restrito para facilitar o diálogo entre o setor privado, o governo brasileiro e a comunidade internacional.

CNI na COP30

Em 2025, a CNI marca presença na Blue Zone com um estande próprio em Belém (PA). No espaço, serão realizadas conferências, debates, showcases, painéis, lançamento de estudos e eventos de networking de 10 a 21 de novembro .

Confira a programação completa na página do estande da CNI na COP30.

Imagem decorativa Presidente da CNI, Ricardo Alban, discursa durante evento da COP28 em Dubai, em evento na Blue Zone da Convenção. Imagem decorativa

A Green Zone da COP é uma área pública e dinâmica, aberta a diversos públicos - setor privado, sociedade civil, academia e jovens -, destinada a exposições, workshops e debates interativos. Diferente da Blue Zone, que é restrita aos delegados e negociações oficiais, a Green Zone promove diálogo com um público amplo de visitantes.

 

Na COP29, realizada de 11 a 22 de novembro de 2024 em Baku, no Azerbaijão, a CNI coordenou o pavilhão “Brazilian National Confederation of Industry”. No espaço, foram realizados painéis e eventos de destaque como o “Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono”.

Presidente da CNI, Ricardo Alban, discursa em painel da COP29 em Baku, no Azerbaijão, no pavilhão organizado pela entidade para representar a indústria brasileira.

Lançada em março de 2025, a Sustainable Business COP (SB COP) é uma aliança global liderada pela CNI para fortalecer a participação do setor privado nas negociações climáticas da ONU. A iniciativa busca engajar lideranças empresariais do Brasil e do mundo em torno de compromissos concretos para a agenda climática, com foco na construção de uma economia de baixo carbono.

 

A CNI coordena a mobilização por meio de oito grupos de trabalho, com participação de empresas, associações e especialistas. Os temas incluem: transição energética; sistemas alimentares; economia circular e materiais; cidades sustentáveis e resilientes; empregos e habilidades verdes; soluções baseadas na natureza; bioeconomia; e financiamento da transição.

 

Em 2025, ano de realização da COP30 em Belém, os grupos irão apresentar uma agenda de recomendações ao governo brasileiro e à presidência da COP, reforçando o compromisso do setor privado com a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Ricardo Mussa, chair da SB COP, discursa no lançamento da aliança global liderada pela CNI para ampliar o protagonismo do setor empresarial nas negociações climáticas da ONU.

Eventos

Programe-se para os próximos debates sobre o clima

Materiais técnicos e posicionamentos

Acompanhe os debates sobre o clima e saiba o que a CNI leva às COPs

Acesse os principais posicionamentos da CNI nas COPs, análises técnicas produzidas ao longo das negociações e documentos oficiais da UNFCCC sobre os acordos fechados durante as conferências.
Helper text
Estado Vazio
Não foi possível localizar o que você procura Por favor, verifique os filtros ou tente novamente
OUTRAS AÇÕES DA CNI

Compromisso com a transição para uma economia de baixo carbono

O setor produtivo brasileiro tem atuado de forma consistente para alinhar suas atividades aos desafios da agenda climática global, adotando práticas sustentáveis, investindo em inovação e contribuindo para o fortalecimento de uma economia de baixo carbono.
Conheça o posicionamento da indústria para os principais temas relacionados ao clima:

O QUE É A COP

Países unidos para debater soluções para o clima

A Conferência entre as Partes (COP), ou Conferência do Clima, é ​​o encontro anual do órgão supremo da ONU sobre mudança do clima, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).
 

Cada edição da COP é realizada em um país diferente, que organiza o evento em colaboração com a Secretaria da UNFCCC e países membros. Nas conferências, é analisada a implementação dos instrumentos jurídicos adotados pelas Partes. É a oportunidade também para tomada de decisões, incluindo a adoção de acordos. 
 

Uma tarefa fundamental da COP é rever os relatórios apresentados pelas Partes sobre as suas emissões de gases do efeito estufa (GEE) e a ação climática. Todos os membros signatários da UNFCCC estão representados na COP.

Saiba mais Quem participa da COP?
As COPs não são abertas ao público. Há três categorias de participantes em encontros e conferências da UNFCCC:
Representantes das Partes da Convenção e observadores dos Estados
Membros de imprensa
Representantes de organizações observadoras
As organizações observadoras são categorizadas em três tipos:
Agências especializadas das Nações Unidas
Organizações intergovernamentais (IGOs, na sigla em inglês) com status de observador
Organizações não governamentais (NGOs, na sigla em inglês) com status de observador - como a CNI

Histórico

Políticas climáticas estão na pauta das Nações Unidas desde 1994

A COP24 foi crucial para a implementação do Acordo de Paris, com a definição de diretrizes para a elaboração das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), regras de transparência e prestação de contas e normas para o mercado de carbono.

Governança climática

Conheça os principais acordos e avanços da diplomacia climática

Na segunda metade dos anos 1980, a temperatura global começou a aumentar de forma mais rápida que a média histórica. Cientistas, gestores de políticas públicas e sociedade civil passaram a debater sobre a necessidade de combate institucionalizado pelos governos ao aquecimento global. 

 

Acompanhe o histórico das negociações desde a criação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (UNFCCC), passando pelo Protocolo de Quioto e o Acordo de Paris.

ACORDO DE PARIS

Compromisso orienta as metas climáticas desde 2015

O Acordo de Paris foi firmado em 2015, durante a COP21, realizada na capital francesa. Ele representa um compromisso global para enfrentar as mudanças climáticas, com uma proposta diferente: em vez de regras iguais para todos, cada país define suas próprias metas de redução de emissões, de acordo com sua realidade. Essas metas são chamadas de Contribuições Nacionalmente Determinadas — ou NDCs, na sigla em inglês.

 

A ideia é que cada país faça sua promessa de contribuição para o clima e, depois, tenha seus avanços analisados e revisados em nível internacional. Assim, o progresso global é acompanhado de forma coletiva.

PARA SUA EMPRESA

Soluções para aumentar a competitividade das indústrias

Acontece na indústria

Acompanhe as últimas novidades sobre meio ambiente e sustentabilidade

Todo o conteúdo e os produtos disponibilizados nesta página são de responsabilidade da Diretoria de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Para mais informações, entre em contato por meio dos nossos canais de atendimento.

©Todos os direitos reservados
Nós utilizamos cookies e outras tecnologias necessárias para preservação do site, isso nos ajuda a melhorar sua experiência, personalizar nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Se você concorda com a utilização de cookies, clique em "Estou ciente".