Vista panorâmica de usina de recuperação energética ao lado do mar, com turbinas eólicas
        ao fundo, representando soluções sustentáveis para resíduos sólidos.

RESÍDUOS SÓLIDOS

Gerenciar resíduos para reduzir custos e agregar valor

Com políticas públicas bem estruturadas, os resíduos podem transformar cenários de escassez de recursos naturais em desenvolvimento sustentável para o país.

ENTENDA O TEMA

Gestão de resíduos como oportunidade para novos negócios

Nas últimas décadas, a indústria brasileira avançou na gestão de resíduos sólidos com foco em reaproveitamento e reciclagem. A modernização de processos, o uso de matérias-primas de melhor qualidade e a adoção de tecnologias inovadoras reduziram o volume de resíduos gerados e apontaram um novo caminho: transformar o que era descartado em produtos de alto valor agregado.

 

Iniciativas como a ecoeficiência e a produção mais limpa ganham cada vez mais espaço. Programas que conectam diferentes empresas para a utilização dos resíduos e subprodutos de um setor industrial como insumo para outras cadeias produtivas se destacam ao aliar benefícios econômicos e ambientais.

 

Num contexto de avanço científico e busca incessante pela inovação, as indústrias devem se preocupar com os impactos gerados por seus produtos e serviços disponibilizados no mercado. Uma indústria competitiva que busca ser sustentável deve usar a gestão de seus resíduos como instrumento prognóstico de problemas, demonstração de responsabilidade ambiental e inovação para produtos e processos.

SAIBA MAIS
O que são resíduos sólidos industriais?

Resíduos sólidos são materiais descartados que têm forma física sólida ou semissólida. Na indústria, eles são gerados principalmente durante os processos produtivos e podem ser reciclados, reaproveitados ou até transformados em novos produtos, contribuindo para reduzir custos e impactos ambientais.

 

Clique nos links abaixo para conhecer iniciativas inovadoras da indústria na gestão de resíduos:

CAMINHOS PARA O BRASIL

Avançar na regulamentação e simplificar regras para fortalecer a gestão de resíduos

Apesar dos avanços conceituais e tecnológicos promovidos pela indústria, a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), lançada em 2010, ainda enfrenta obstáculos. A complexidade do tema, os conflitos de interesse e a dificuldade do setor público em consolidar sugestões têm limitado a implementação prática do marco legal.

 

É preciso criar condições para que empresas, especialmente as de menor porte, possam aderir à lógica da economia circular de forma efetiva.

 

Algumas propostas da indústria para implementação do marco legal são:

  • Criar regras mais simples para o reaproveitamento de resíduos e para a logística reversa, facilitando a atuação de empresas que querem reutilizar materiais ou participar de sistemas de devolução e reciclagem de produtos.
  • Oferecer incentivos econômicos para fortalecer a cadeia de reciclagem e os setores produtivos obrigados à logística reversa, apoiando financeiramente cooperativas de catadores, prestadores de serviço e empresas que lidam com resíduos de forma responsável.
  • Unificar e simplificar as regras adotadas pelos estados e municípios, evitando exigências diferentes em cada lugar e tornando mais fácil para as empresas cumprirem suas obrigações ambientais.
imagem ilustrativa de textura Grupo de pessoas em reunião empresarial sorri enquanto dois
                        representantes se cumprimentam, simbolizando articulação de políticas públicas para a cadeia da reciclagem. imagem ilustrativa de textura
MENSAGENS-CHAVE

Saiba as iniciativas defendidas pela CNI para melhorias na gestão de resíduos sólidos

Incentivar a criação e expansão de estruturas de logística reversa

O setor público deve conceder incentivos fiscais, financeiros e de crédito a setores que precisam investir em infraestrutura para cumprir as exigências de logística reversa.

Regulamentar e estimular a utilização de recuperação energética

A recuperação energética converte resíduos não recicláveis em eletricidade ou calor, reduzindo o volume de rejeitos e emitindo menos gases de efeito estufa do que aterros.

Agenda prioritária

Conheça as ações prioritárias da CNI para o tema em 2025

  • Elaborar documentos técnicos e posicionamentos para subsidiar as ações de defesa de interesses para resíduos sólidos, químicos e qualidade ambiental.
  • Representar a CNI em colegiados e fóruns ligados aos temas de resíduos sólidos, qualidade ambiental e químicos.
  • Consolidar a avaliação dos impactos e avanços da agenda de resíduos sólidos.
Este tema está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a serem cumpridos até 2030. Saiba mais no site da Organização das Nações Unidas.

RESULTADOS

Confira as iniciativas realizadas pela CNI em resíduos sólidos nos últimos anos

  • Reuniões do Fórum das Entidades de Logística Reversa e da Rede de Resíduos da Indústria para análise, debate e encaminhamentos quanto à revisão do Decreto nº 11.044, de 13 de abril de 2022 (Recicla+), que culminou com a publicação do Decreto nº 11.413, de 13 de fevereiro de 2023; ao Decreto Federal Nº 11.300, de 21 de dezembro de 2022 que institui a logística reversa de embalagens de vidro; e o novo Decreto do Pró-catador (Decreto nº 11.414, de 13 de fevereiro de 2013).
     
  • Articulação com a base da indústria e participação na revisão da Norma ABNT/NBR 10.004, sobre Classificação de Resíduos Sólidos.

     
  • Articulação com a base da indústria e participação na construção da Norma ABNT/NBR 17.100-1, sobre Gerenciamento de Resíduos - Parte 1: Requisitos gerais.

     
  • Elaboração de estudos visando a construção de propostas de normas técnicas ABNT sobre subprodutos e regras para o instituto do “Não Resíduo”.

     
  • Elaboração de pareceres técnicos para projetos de leis do Congresso Nacional.

     
  • Participação em reuniões com representantes de federações de indústrias e associações setoriais de âmbito nacional para defesa de interesse em temas de resíduos, qualidade ambiental e gestão de químicos.

     
  • Participação em reuniões da plenária do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e da sua Câmara Técnica de Qualidade Ambiental.
  • Reuniões do Fórum das Entidades de Logística Reversa e da Rede de Resíduos da Indústria para análise, debate e encaminhamentos quanto aos decretos publicados e consultas públicas feitas em 2022 pelo governo federal, a saber: Decreto nº 10.936, de 12 de janeiro de 2022, que regulamenta a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos; Decreto nº 11.043, de 13 de abril de 2022, que aprova o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares); Decreto nº 11.044, de 13 de abril de 2022, que institui o Certificado de Crédito de Reciclagem (Recicla+), além de consultas públicas sobre os decretos que instituem os sistemas de logística reversa de embalagens de plástico, de metal e de papel e papelão.
     
  • Articulação com a base da indústria e participação na revisão da Norma ABNT/NBR 10.004, sobre Classificação de Resíduos Sólidos.
     
  • Articulação com a base da indústria e participação na construção da Norma ABNT/NBR 17.100-1, sobre Gerenciamento de Resíduos - Parte 1: Requisitos gerais.
     
  • Elaboração de estudos visando a construção de propostas de normas técnicas ABNT sobre subprodutos e regras para o instituto do “Não Resíduo”.
     
  • Articulação com a base e fornecimento de subsídios técnicos visando a derrubada de vetos à Lei nº 14.260, de 8 de dezembro de 2021, de incentivo a indústria da Reciclagem.
     
  • Articulação com a base e fornecimento de subsídios técnicos para aprovação da Emenda de Kigali, um adendo ao Protocolo de Montreal que inclui o controle dos gases hidrofluorcarbonos (HFCs) e estabelece obrigações de redução gradativa para seu consumo e produção.
  • Articulação e representação da indústria na revisão das normas técnicas sobre classificação de resíduos da ABNT (NBR 10.004) e na construção de uma nova norma sobre gerenciamento de resíduos sólidos na Comissão de Estudo Especial sobre Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa (CCE/246).
     
  • Entrega ao governo federal de propostas de aprimoramento regulatório do Cadastro Técnico Federal (CTF), da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) e do Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras (RAPP).
     
  • Entrega ao governo federal de propostas para simplificação e dispensa na elaboração dos planos de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) pelas micro e pequenas empresas.
  • Articulação para publicação da Resolução Conama nº 499/2020, de iniciativa da CNI, que regulamenta do uso de resíduos em coprocessamento pelas indústrias cimenteiras.
     
  • Articulação para publicação da Resolução Conama nº 498/2020, que define critérios e procedimentos para o uso agrícola de lodos de esgoto gerados em estações de tratamento de esgoto sanitário.
     
  • Articulação para a prorrogação por 90 dias do prazo para apresentação dos relatórios de Cadastro Nacional de Operadores de Resíduos perigosos (CNORP) e Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Naturais (RAPP).
     
  • Articulação para a prorrogação por 90 dias do prazo para apresentação da Declaração sobre Resíduos de Serviços de Saúde (Resolução Conama nº 385/2005).
     
  • Capacitação sobre o Cadastro Técnico Federal junto à Rede de Resíduos Sólidos da Indústria.

PARA SUA EMPRESA

Soluções para aumentar a competitividade das indústrias

publicações

Estudos, dados e informações para entender sobre resíduos sólidos

Helper text
SUPERIOR
INFERIOR
Estado Vazio
Não foi possível localizar o que você procura Por favor, verifique os filtros ou tente novamente

Acontece na indústria

Acompanhe as últimas novidades sobre meio ambiente e sustentabilidade

Confira os últimos destaques sobre temas de interesse do setor produtivo.

Todo o conteúdo e os produtos disponibilizados nesta página são de responsabilidade da Diretoria de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Para mais informações, entre em contato por meio dos nossos canais de atendimento.
©Todos os direitos reservados
Nós utilizamos cookies e outras tecnologias necessárias para preservação do site, isso nos ajuda a melhorar sua experiência, personalizar nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Se você concorda com a utilização de cookies, clique em "Estou ciente".