Vista aérea de estação de tratamento de água com turbinas eólicas ao lado de um rio, 
        representando o papel da indústria na gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos.

SEGURANÇA HÍDRICA

Água de qualidade é essencial para o futuro da indústria

A indústria tem papel estratégico na segurança hídrica, com processos mais eficientes e tecnologias de reúso, mas são necessários mais investimentos para enfrentar o desequilíbrio de acesso a água no Brasil.

ENTENDA O TEMA

Com 12% das reservas mundiais de água, Brasil não tem segurança hídrica

A escassez hídrica já afeta muitas regiões do planeta e se agravará nos próximos anos com o crescimento da população mundial, que deve chegar a 8,5 bilhões de pessoas em 2030, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Enquanto a Região Hidrográfica Amazônica concentra 80% da água do país e apenas 9% da população, o Sudeste, que abriga quase metade dos brasileiros, conta com menos de 2% da disponibilidade hídrica nacional.

 

Esse desequilíbrio entre oferta e demanda evidencia que o problema da segurança hídrica no Brasil é, sobretudo, uma questão de gestão eficiente dos recursos.

Região Hidrográfica Amazônica

45% do território

9,2% da população

80% da água nacional

Mapa do Brasil com destaque para as regiões hidrográficas da Amazônia.

Região Hidrográfica

Amazônica

45% do território

9,2% da população

80% da água nacional

SINAL DE ALERTA

Má gestão da água e déficit em saneamento agravam a insegurança hídrica no Brasil

A deficiência histórica do setor de saneamento básico compromete diretamente a segurança hídrica nacional. Quase metade da população brasileira ainda não tem acesso à rede de esgoto, e cerca de 32 milhões não dispõem de abastecimento de água potável. Esse cenário resulta em perdas no fornecimento, contaminação e impactos diretos sobre a saúde e o meio ambiente.

 

A falta de água ou sua baixa qualidade já afeta o funcionamento de indústrias em diversas regiões do país, dificultando a operação de plantas e inibindo novos investimentos. Por isso, o risco hídrico é cada vez mais relevante na estratégia de negócios de diversos setores industriais.

9,4%

da água distribuída no Brasil é usada pela industria de transformação

44,5%

da população não tem acesso a saneamento básico

Sistema de saneamento fragmentado perpetua desigualdades

O país convive com números inaceitáveis de exclusão hídrica e impactos diretos sobre a saúde, a educação e a economia.

 

Saiba mais na página de saneamento, um dos nossos temas de atuação no setor de infraestrutura.

CAMINHOS PARA O BRASIL

É preciso investir em soluções colaborativas para garantir água com qualidade e regularidade

A indústria tem buscado soluções com base em inovação e eficiência: sistemas de recirculação, reúso de efluentes tratados, tecnologias de captação adaptativa e o desenvolvimento de produtos que permitem ao consumidor economizar água. Mas o setor enfrenta os efeitos de décadas de má gestão pública, como o déficit no saneamento básico, que reduz a qualidade e a disponibilidade de água e compromete investimentos.

 

Garantir o uso racional da água exige a união entre setor público, setor privado e sociedade civil. O fortalecimento da gestão dos recursos hídricos deve caminhar junto com investimentos em infraestrutura de saneamento, inovação tecnológica e modelos de governança colaborativa.

Para reverter essa situação, é urgente:
  • Ampliar os investimentos em saneamento básico, com foco em universalização do abastecimento de água e tratamento de esgoto
  • Estimular tecnologias de reúso e recirculação de água, integrando soluções industriais com eficiência e sustentabilidade
  • Apoiar a articulação entre setores público e privado na gestão das bacias hidrográficas, com planejamento regional e gestão compartilhada
  • Promover incentivos à inovação para produtos e processos industriais que reduzam o consumo de água
  • Fortalecer a governança dos recursos hídricos com instrumentos que garantam equilíbrio entre oferta, demanda e preservação dos ecossistemas
  • MENSAGENS-CHAVE
    Conheça as iniciativas defendidas pela CNI para melhorias na gestão da segurança hídrica
    Reduzir o consumo de água na indústria e incentivar o reúso
    Oferecer segurança jurídica e incentivos para que as empresas utilizem menos água dos mananciais, adotando tecnologias de reúso e recirculação.
    Implementar o Plano Nacional de Recursos Hídricos
    Assegurar a implementação do plano aprovado em 2022 é essencial para coordenar ações de gestão da água e garantir segurança hídrica no país.
    Assegurar que o uso da água entre consumidores seja equilibrado e acordado
    É preciso estabelecer regras claras de concessão e garantir que esses acordos sejam formalizados e respeitados.
    Cobrar pelo uso da água de forma justa e bem regulada
    A cobrança deve ser transparente e ajudar a estimular o uso eficiente da água e a arrecadação de recursos para investir em gestão hídrica.

    Agenda prioritária

    Conheça as ações prioritárias da CNI para o tema em 2025

    • Acompanhar, articular e influenciar temas de interesse da indústria no âmbito do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e demais colegiados, além de exercer representação técnica perante os poderes Executivo e Legislativo
    • Promover a capacitação dos representantes da indústria no Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos e nos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, tais como planos de recursos hídricos, enquadramento dos corpos de água, outorga e cobrança pelo uso de recursos hídricos.
    • Elaborar, em conjunto com federações das indústrias, estudo sobre reúso de efluentes – oferta e demanda – para abastecimento industrial
    • Produzir documento-base sobre a viabilidade da dessalinização de água.
    • Realizar o seminário sobre Segurança Hídrica para Indústria de modo a propiciar o desenvolvimento sustentável do setor industrial. 
    Este tema está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a serem cumpridos até 2030. Saiba mais no site da Organização das Nações Unidas.

    RESULTADOS

    Confira as iniciativas realizadas pela CNI em segurança hídrica nos últimos anos

    • Elaboração de documentos para subsidiar as discussões no âmbito do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), considerando as reuniões plenárias, de câmaras técnicas e de grupos de trabalho.

       
    • Participação ativa nas discussões para elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos 2022-2040, bem como na pactuação das respectivas metas.

       
    • Atualização do estudo “Segurança Hídrica: estudos econômicos preliminares, desenvolvido pela GO Associados.

       
    • Realização do seminário “Segurança Hídrica na Indústria” em parceria com o SENAI e Aladyr, com apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), no escritório da CNI em São Paulo.

       
    • Participação nas discussões técnicas qualificadas para a construção de posicionamentos da indústria em conjunto com a base, por meio da Rede de Recursos Hídricos da CNI.
    • Elaboração de documentos para subsidiar as discussões no âmbito do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), considerando as reuniões plenárias, de câmaras técnicas e de grupos de trabalho.
       
    • Representação da CNI nas reuniões do CNRH, câmara técnica e grupos de trabalho.
       
    • Participação ativa nas discussões para elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos 2022-2040, bem como na pactuação das respectivas metas.
       
    • Realização seminário Segurança Hídrica na Indústria, em que foi lançado o estudo da CNI “Cobrança pelo direito de uso dos recursos hídricos e discutidos temas internacionais e nacionais, como os Eventos Críticos Globais e Agenda Nacional de Águas.
       
    • Elaboração do painel sobre membranas de filtração para reúso, com dados aplicáveis à defesa de interesses da indústria.
       
    • Participação nas discussões técnicas qualificadas para a construção de posicionamentos da indústria em conjunto com a base, por meio da Rede de Recursos Hídricos da CNI.
    • Articulação junto ao governo federal e governos estaduais para a aprovação da Resolução Conama nº 503/2021, que estabelece os critérios e procedimentos para o reúso em sistemas de fertirrigação de efluentes provenientes de indústrias de alimentos, bebidas, laticínios, frigoríficos e graxarias.
       
    • Desenvolvimento do projeto-piloto Uso de Água na Indústria, em construção pela CNI para contribuir com a maior eficiência no uso dos recursos hídricos em médias e grandes empresas.
       
    • Elaboração e divulgação do estudo "Reúso de Efluentes para Abastecimento Industrial: Avaliação da Oferta e da Demanda no Estado do Maranhão", que avalia a oferta de efluente de esgoto tratado e a demanda de recursos, além de recomendar ações para viabilização do reúso na região.
       
    • Realização de mesa redonda sobre o PL 10.108/2018, que trata da instituição de normas sobre o abastecimento de água por fontes alternativas.
       
    • Representação do setor industrial junto ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos e suas seis câmaras técnicas.
       
    • Participação do processo de elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) 2022-2040.
    • Articulação para publicação da Resolução da Agência Nacional de Águas (ANA) nº 18/2020, que suspendeu a emissão dos boletos de cobrança pelo uso da água por 120 dias (abr-jul/2020).

      Articulação para publicação da Resolução da ANA nº 21/2020, que prorrogou os prazos de condicionantes e vigências de outorgas de uso de recursos hídricos.
       
    • Contribuições à publicação da Resolução da ANA nº 53/2020, que regulamenta a modalidade Chamamento Público de Projetos, para financiamento de estudos, programas, projetos e obras incluídos nos Planos de Recursos Hídricos.
       
    • Lançamento do estudo "Impacto Econômico dos Investimentos de Reúso de Efluentes tratados de Esgoto para o Setor Industrial", que apresenta o panorama e os impactos econômicos dos investimentos em reúso de efluentes tratados de esgoto pelo setor industrial.
       
    • Lançamento dos estudos "Reúso de Efluentes para Abastecimento Industrial: Avaliação da Oferta e da Demanda" do estado da Paraíba e do Maranhão.
       
    • Articulação para participação da CNI nas 6 câmaras técnicas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).
       
    • Desenvolvimento de painel analítico com informações referentes à outorga e à cobrança pelo uso de recursos hídricos em rios de domínio da União.
       
    • Elaboração de apostila sobre enquadramento de corpos d’água para utilização em futuros cursos de EAD sobre o tema.
    • Aprovação pelo Plenário da Câmara dos Deputados do texto-base do novo marco legal do saneamento básico. A versão aprovada foi a do PL 4.162/19, enviado pelo poder Executivo, com mudanças aprovadas na Comissão Especial e outras alterações.
       
    • Realização do Dia Mundial da Água na Indústria 2019, com o lançamento dos estudos Reúso de Efluentes para Abastecimento Industrial: Avaliação da Oferta e da Demanda para os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
       
    • Lançamento dos estudos Reuso de Efluentes para Abastecimento Industrial: Avaliação da Oferta e da Demanda para os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, em ações junto às federações do RJ e ES.
       
    • Realização do curso sobre Enquadramento de Recursos Hídricos para capacitar os representantes da indústria nos conselhos estaduais de Recursos Hídricos e comitês de Bacia Hidrográfica.
       
    • Posse da CNI como representante do setor industrial no Conselho Nacional de Recursos Hídricos e articulação para garantia de vagas nas seis câmaras técnicas do conselho.
       
    • Criação de grupo de trabalho para tratar dos coeficientes técnicos e seus impactos sobre os usos consuntivos da indústria.

    SAIBA MAIS

    Conheça as nossas principais frentes de trabalho de meio ambiente e sustentabilidade

    Economia Circular
    Bioeconomia
    Florestas
    Licenciamento Ambiental
    Mudança de Clima
    Resíduos Sólidos
    Transição energética

    PARA SUA EMPRESA

    Soluções para aumentar a competitividade das indústrias

    publicações

    Estudos, dados e informações para entender sobre segurança hídrica

    Helper text
    SUPERIOR
    INFERIOR
    Estado Vazio
    Não foi possível localizar o que você procura Por favor, verifique os filtros ou tente novamente

    Acontece na indústria

    Acompanhe as últimas novidades sobre meio ambiente e sustentabilidade

    Confira os últimos destaques sobre temas de interesse do setor produtivo.

    Todo o conteúdo e os produtos disponibilizados nesta página são de responsabilidade da Diretoria de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
    Para mais informações, entre em contato por meio dos nossos canais de atendimento.
    ©Todos os direitos reservados
    Nós utilizamos cookies e outras tecnologias necessárias para preservação do site, isso nos ajuda a melhorar sua experiência, personalizar nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Se você concorda com a utilização de cookies, clique em "Estou ciente".